Quarta-feira, 5 de Março de 2008

Objectivos e questões do nosso trabalho

 
Pesquisamos diversos assuntos relacionados com o tema e obtivemos algumas informações que achamos importantes anexarmos a este blog. No entanto o objectivo geral e o mais importante que conseguimos justificar foram as seguintes questões : O que leva as pessoas a matar outras? - Seremos todos nós possíveis homicidas? - Será que as pessoas nascem com predisposição para matar ou será da vida que levam?
Estas questões colocadas por nós no início foram um pouco difíceis de responder já que as informações que tentamos encontrar eram escassas. Mas com a ajuda do nosso professor de psicologia Domingos Ferreira, entendemos que o desejo ou a motivação que uma pessoa pode ter de matar outra, provem de algum distúrbio psicológico ao nível das áreas emocionais e racionais que causam um desvio na personalidade do individuo e que o incentivam a ter impulsos instintivos deformados que o transformam num psicopata capaz de cometer um homicídio.
Em relação á questão de podermos ser todos nós possíveis homicidas, esta pergunta é realmente uma afirmação. Segundo psicanalistas todos nós somos guiados através de impulsos que podem ser positivos ou negativos e que podem surgir quando nos deparamos numa situação de legitima defesa, sobrevivência, desespero entre outras, que podem originar o acto de matar alguém e nos tornamos homicidas, mesmo não tendo distúrbios mentais, simplesmente guiados pelo nosso instinto.
Respondendo agora à terceira e última questão objectivo deste nosso trabalho, nenhum ser humano nasce com predisposições criminosas pois nada disso nasce connosco, ou seja, não está inscrito criminalidade nos nossos genes. O acto criminoso, neste caso de homicídio, é uma tendência mental que um indivíduo pode vir a adquirir devido à sua socialização com o meio que o rodeia, que lhe confere estímulos negativos que lhe puderam vir a sugerir que cometa um crime (homicídio).
Logo, a relação que um ser humano tem com o meio é muito importante para a sua estabilização mental, pois os estímulos mentais positivos e negativos, vão permitir que a pessoa escolha o “caminho do bem ou o caminho do mal”, e no caso dos homicidas, estes sofrem de distúrbios psicológicos que por ventura adquiriram através do meio em que vivem e das suas relações inter-pessoais com a sociedade que estimularam o seu lado psicopata.

publicado por criminologia-homicidios às 19:33
link do post | comentar | favorito
|
2 comentários:
De criminologiaecienciaforense a 6 de Novembro de 2008 às 14:56
Olá desde já queremos dar os parabéns pelo vosso blog está muito interessante, nós somos também um grupo e estamos a elaborar um projecto no âmbito da disciplina de Área de Projecto cujo tema é Criminologia e Ciências Forenses, daí a nossa visita e interesse no vosso blog. Pelo que percebemos o vosso principal objectivo é perceber o que levam as pessoas a matar, enquanto que o nosso principal objectivo é perceber como os peritos nas ciências forenses descobrem que matou e como matou. Mais uma vez parabéns.


De Francisco Soares Raposo a 12 de Março de 2009 às 00:49
Eu concordo com tudo o que disse, excepto esta afirmação: "(...)nenhum ser humano nasce com predisposições criminosas pois nada disso nasce connosco, ou seja, não está inscrito criminalidade nos nossos genes.". Realmente, a socialização é um ponto muito importante a favor, na maneira como temos e observamos (Bandura) a nossa infância e juventude; na maneira como observamos as discussoes que os papás têm; nos filmes e desenhos animados; Mas tudo isso nao concluí que a Agressão está só na base da Observação e Imitação (Socialização). Na verdade, a Agressividade está presente nos genes também. Como acha que um dos instintos primários dos Primitivos seja Matar para comer?
Ainda hoje em dia se mata para comer, mas antigamente era mais um impulso.
Não podemos dizer que a Agressividade é só aprendida ou é só uma questão de Genética, por isso existem as Teorias da Agressividade.

De qualquer maneira os meus parabéns pelo Blog! Está nos meus favoritos. :)


Comentar post

.mais sobre mim


. ver perfil

. seguir perfil

. 1 seguidor

.pesquisar

 

.Março 2008

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1

2
3
4
5
6
7
8

9
10
11
12
13
14
15

16
17
18
19
20
21
22

23
24
25
26
27
28
29

30
31


.Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

.posts recentes

. Objectivos e questões do ...

. O que leva as pessoas a m...

. Tipos de Homicídios

. Criminologia - Conceito

.arquivos

. Março 2008

SAPO Blogs

.subscrever feeds